domingo, 14 de abril de 2013

O que já sabemos (até agora) sobre "Random Access Memories" (atualizado)

Nos últimos dias fomos bombardeados por diversas notícias sobre o novo álbum do Daft Punk e por falta de tempo ficou  difícil o blog acompanhar o ritmo em que essas informações vão sendo divulgadas. Por este motivo, resolvi juntar em um único post tudo o que já sabemos sobre o novo álbum, já carinhosamente apelidado de RAM. Assim ninguém (principalmente quem vos escreve) fica perdido.


Random Access Memories



Data de lançamento: 

21 de maio de 2013. 
O álbum já está disponível para pré-venda no iTunes (mídia digital), no Myplay Direct (vinil e cd), no Amazon e aqui no Brasil pela Livraria Cultura.

Porém, o Daft Punk escolheu uma feira agrícola numa cidadezinha da Austrália para fazer um show  e tocar as músicas do novo álbum, quatro dias antes do disco. Veja mais detalhes aqui.

E quem disse que eles não estariam no Coachella deste ano? No segundo dia do festival (comecinho da madrugada do dia 13) um vídeo com o Daft Punk, Nile Rodgers e Pharrell cantando "Get Lucky" foi exibido nos telões. Segundo a Rolling Stone, eles estavam no setor vip do festival e ao ver a reação da galera, o Thomas e Pharrell deram um Hi5. Aliás, o site está com uma matéria incrível, onde os Dafts contam mais detalhes sobre a produção de RAM. Confira!



E o vídeo foi vinculado também no intervalo do SNL:




Ainda estamos com esperança de que o álbum vaze antes. Mesmo assim, é bom, ficar de olho no contador pra gente não esquecer a data.

Faixas:

Alguns dias antes da confirmação do lançamento de RAM, foi descoberto no PPL (serviço de registro de músicas tocadas publicamente) o registro de 13 músicas pelo Daft Punk pela Sony Music. As faixas não foram intituladas, apenas constando o nome genérico "track 1", "track 2" e por aí vai. 


Após a confirmação do lançamento, confirmou-se também que os registros de fato se tratavam nas tracks que irão compôr RAM, assim como o seu tempo de duração.

Andava circulando nas redes sociais uma lista com o possível nome das faixas e seus respectivos colaboradores. A faixa "Get Lucky" mostrou-se verdadeira após o vídeo exibido no Coachella. No dia 16 de abril tivemos a confirmação definitiva de que a lista era verdadeira. Os sites que estão fazendo a pré-venda já atualizaram as tracks com os seus respectivos nomes e o próprio Nile Rodgers compartilhou a lista.

1. “Give Life Back to Music” (featuring Nile Rodgers)
2. “The Game of Love”
3. “Giorgio by Moroder” (featuring Giorgio Moroder)
4. “Within” (featuring Chilly Gonzales)
5. “Instant Crush” (featuring Julian Casablancas)
6. “Lose Yourself to Dance” (featuring Pharrell Williams and Nile Rodgers)
7. “Touch” (featuring Paul Williams)
8. “Get Lucky” (featuring Pharrell Williams and Nile Rodgers)
9. “Beyond”
10. “Motherhood”
11. “Fragments of Time” (featuring Todd Edwards)
12. “Doin’ It Right” (featuring Panda Bear)
13. “Contact” (featuring DJ Falcon)
O primeiro single, Get Lucky, foi lançado oficialmente na madrugada do dia 19/04. Como diz a música, "ficamos a noite toda acordados para ter sorte". E tivemos! A faixa já conquistou o primeiro lugar nos principais sites de streaming. Confira a versão rádio:



Parcerias:

Confesso que ao elencar os nomes dos artistas que estão envolvidos na produção de RAM, uma grande ansiedade tomou conta de mim enquanto tentava buscar mais informações sobre eles, pois são nomes de peso, que já trabalharam com grandes artistas e contribuíram muito para a música mundial.

No final do vídeo exibido no Coachella aparece o nome dos colaboradores. Julian Casablancas era o único que ainda esperava confirmação.

Aconselho que enquanto estiver lendo o post, escute as músicas dos vídeos. Assim aumentará a expectativa do que iremos escutar no dia 21/05:

  • Nile Rodgers: seu trabalho mais notado foi como guitarrista do grupo de disco music Chic. Também é produtor e já produziu hits de grandes artistas, como Madonna, David Bowie e Duran Duran. 

  • Giorgio Moroder: músico e produtor italiano que inovou a disco music fazendo bastante uso de sintetizadores, e desta forma abriu caminho para o surgimento da atual dance music. Uma lenda viva. Já trabalhou com nomes de peso como Donna Summer e David Bowie.

  • Paul Williams: músico e compositor norte americano. Seus trabalhos mais conhecidos são as composições para filmes dos Muppets. Além disso, também fazem parte do seu currículo composições que viraram clássicos do The Carpenters, Barbra Streinsand e Three Dog Night. 



  • Panda Bear: na verdade, trata-se de Noah Lennox, um dos membros do Animal Collective. Seus trabalhos tem uma pegada mais experimental e psicodélica.


  • Chilly Gonzalez: pianista velho conhecido nosso, principalmente pelo cover que ele fez ao piano de Something about us. Gonzales já trabalhou com Feist, Peaches, Drake. 



  • Pharrell: o rapper ficou mais conhecido com os seus trabalhos relacionados à black music. Está envolvido em diversos projetos, como o The Neptunes e o N.E.R.D., cuja a track Hypnotize U foi produzida pelo Daft Punk. No episódio 4 da série The Collaborators, Pharrell conta que queria trabalhar com os robôs de qualquer jeito, nem que fosse tocando tamborim. Bom, tamborim ele não toca, mas canta duas faixas em RAM.








  • Todd Edwards: outro DJ e produtor americano, um velho conhecido dos Dafts. Ele já colaborou ao co-produzir e cantar a track Face to face.  O curioso é que o nome dele surgiu como possível colaborador de RAM, depois ficou esquecido e só se confirmou com o lançamento do segundo episódio da série The Collaborators. Segundo Todd, foi muito difícil manter segredo.





  • Julian Casablancas: mais conhecido como vocalista da banda The Strokes, Julian também tem trabalhos solos e já colaborou com o N.E.R.D.  na faixa My drive Thru


Rumores dizem que tem mais parcerias a serem confirmadas. O jeito é aguardar, pois os robôs resolveram nos bombardear com boas notícias.

4 comentários:

  1. Ótimo post!!!
    Nem sabia que "Hypnotize U" tinha sido produzida pelo Daft Punk, acho que é por isso que eu gostei da música de cara, o que é estranho porque eu nunca curti nenhuma música do Pharrell.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Esse post me deu mais ansiedade hahaha

    ResponderExcluir
  3. A "together" sempre me lembra o Alive 2007. kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir