quarta-feira, 19 de junho de 2013

Random Access Memories - Track by track



Ainda não chegamos à metade do ano e muita coisa aconteceu. Não me lembro de ter acontecido um lançamento de disco que fizesse tanto barulho como está sendo com Random Access Memories. O Daft Punk costuma fazer longas pausas entre um álbum e outro: é só pensar que em 20 anos de carreira, foram apenas 4 álbuns de estúdio, ou seja, um álbum a cada cinco anos. Isso porque estou falando apenas nos álbuns de estúdio. Ainda bem que temos os outros para diminuir a nossa espera. E depois de 8 anos, finalmente temos um álbum com material novinho em folha!

Já existem diversas resenhas sobre o novo disco. Eu não me atrevo a redigir uma, pois, como fã, a crítica perderia um pouco a credibilidade. O que posso dizer é que meu nariz sangrou ao ouvir Giorgio by Moroder (o progressivo do Daft Punk hahaha), me senti na Broadway ao ouvir Touch, fiz contagem regressiva e #partiu pra Lua ao som de Contact, me apaixonei ao som de Instant Crush, me senti adolescente de novo com Fragments of Time, imaginei o robô bebê de Technologic chorando ao cantar Within. Ah, Give life back to music trouxe vida não só à musica, mas com certeza para quem a escutou também. Aviso que esta não é uma resenha, mas sim as minhas impressões (ou sensações) ao ouvir o disco.

Então, nada melhor do que publicar o review feito pelo próprio Daft Punk em entrevista à revista Le Nouvel Observateur:




Give Life Back to Music
Um dos objetivos deste álbum é trazer algo leve e elegante para a mesa. Em ‘Give Life Back to Music’, John Robinson Jr. toca bateria. Ele estava em 'Off The Wall', a obra-prima de Michael Jackson. O que é fantástico em um desempenho como o dele, que são as infinitas possibilidades das nuances, impossível de recriar com uma abordagem eletrônica. Todos os sucessos ou álbuns que Quicy Jones produziu sempre nos fascinou na precisão da produção apenas alcançada por seres humanos. É a diferença entre 'Thriller' e 'Bad'. Neste último, as faixas são brilhantes, mas as performances têm menos aura. Menos caráter.

The Game of Love
Nós cantamos com vocoders. Numa época em que as vozes humanas são tratadas para se tornarem robóticas, achamos interessante o fato de que você pode ir para o oposto e e dar uma voz robótica à voz mais humana possível. A ideia de uma inteligência artificial que aproxime do homem... Uma emoção de algo que não é humano, mas se esforça para ser.

Giorgio by Moroder
Nós o conhecemos há alguns anos, ele sempre foi uma lenda mítica para nós, um pouco misterioso. Sua trajetória de vida pessoal segue a música. A idéia por trás da track era fazer uma espécie de documentário baseado em uma entrevista que fizemos com ele. A voz de Giorgio Moroder foi gravada com diferentes microfones em diferentes períodos. Nós finalmente terminamos com cerca de três horas em que ele relata sua vida como músico. Esta faixa é uma grande metáfora da liberdade musical: nós sempre nos esforçamos para quebrar limites entre gêneros musicais, entre o bom e o mau gosto, as coisas conectadas e desconectadas. Giorgio é um pouco um modelo do gênero Ele nasceu em uma pequena cidade provincial, iniciou na música nos salões de hotel, fez as primeiras festas de Johnny Hallyday, começa a fazer coisas de rock progressivo. Ouvi-lo dizer, aos 72 anos: "ah, eu fiz a música eletrônica há quarenta anos," é fascinante.

Within
Gonzales toca piano nessa track. Ele é um amigo nosso e um grande músico, um dos melhores da sua geração atualmente. "Within" é uma das primeiras músicas que gravamos. Ela é bem minimalista: pouca seção rítmica uma base e um piano. Criar o essencial com pouquíssimas coisas, eis a ideia por trás deste título.

Instant Crush
Julian Casablancas dos Strokes a canta. Nós dois somos grandes fãs e ficamos sabendo que ele queria nos encontrar. Havia essa demo que estava arrastada, ele chegou, ouviu e ele estava completamente! Ele tem uma espécie de doação. Nós, basicamente, amamos o rock e o conceito de banda de rock, mas havia tantas coisas fortes que o surgimento de uma nova voz em um ponto tornou-se difícil. Recentemente, The Strokes e MGMT - com dimensões e sensibilidades diferentes - conseguiram. Julian tem um lado punk rock, um fortíssimo impacto emocional em suas melodias. Era importante ter este álbum para nos sentirmos cercados por nossos contemporâneos.

Lose Yourself to Dance
Esta música é o exemplo mais simples de nosso desejo: um álbum muito trabalhado e muito simples ao mesmo tempo, com uma base eixo, bateria, guitarra - e os robôs! Isto é o inverso de algo super produzido. Nossa fantasia era refazer a dance music com bateria ... O registro desta forma nos trouxe uma enorme satisfação, estamos orgulhosos de que isto soe uma verdadeira bateria do álbum e não um sintetizador. Há dois bateristas no disco: John Robinson Jr., que detém o recorde para o baterista mais gravado no mundo, e Omar Hakim, que começou com Stevie Wonder aos 16...

Touch
Esta música é o nó do álbum. É o ponto de partida de todo o disco que vai de encontro com Paul Williams. Um engenheiro de som que conhecemos nos apresentou a ele. Paul Williams (compositor de filmes, como "O Fantasma do Paraíso" e ator) nos visitou no estúdio. Desse encontro nasceu algo muito cinematográfico, muito narrativo. "Touch" define claramente o aspecto psicodélico de Random Access Memories. Esta música conta com 250 faixas, de modo que esta é a mais complicada, a mais louca.

Get Lucky
Pharrell Williams canta essa música: era natural convida-lo para o nosso álbum. Ele é um performer nato, completo, que libera muita elegância. Nem sempre tem tido a oportunidade de mostrar que ele poderia ser um grande cantor, para que possamos incluí-lo no panteão de artistas lendários. Não existe uma linha imaginária que separaria os grandes artistas do passado e do presente que seriam todos piores do que antes. Queríamos dar a impressão de estar em uma cápsula no estúdio, isolados do mundo. Pode-se crer em 1978, mas a nossa ideia é viajar esta música no presente e no futuro, ver o que acontece e ver se esse entusiasmo é contagiante.

Beyond
Uma outra música feita com Paul Williams, que escreveu as letras. É uma canção super-cósmica com letras muito poéticas e muito puras. Conversamos muito com Paul Williams da direção deste álbum, e valeu a pena que ele transformasse em palavras as nossas ideias.

Motherboard
Uma canção futurista, que poderia ser o ano 4000...

Fragments of Time
Nosso reecnontro com Todd Edwards (compositor de house) depois de Discovery.

Doin ‘it Right
A voz angelical é do Panda Bear (do grupo Animal Collective). Nós amamos o que ele faz como solo, bem como a abordagem de seu grupo. Esta música - a única eletrônica no álbum - foi a último gravada. O resultado é uma espécie de descontração. Sem dúvida o título é ao mesmo tempo o mais futurista e o mais contemporâneo.

Contact
Canção realizada com DJ Falcon e uma voz gravada durante a missão Apollo 17 da NASA: pertence ao Capitão Eugene Cernan, o último homem a ter ido à Lua. É uma voz que vem literalmente do espaço. E ela fala por si só...

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